SEJA BEM-VINDO AO SITE FORTALEZAS E CASTELOS-ESPERO QUE CONSIGA ADQUIRIR MUITOS CONHECIMENTOS E ENRIQUECER AINDA MAIS A SUA CULTURA-MUITO OBRIGADO POR VISITAR FORTALEZAS E CASTELOS E VOLTE SEMPRE 

SUDESTE

A

História da região Sudeste do Brasil

A história da região Sudeste do Brasil tem início com a fundação da vila de São Vicente pelos jesuítas portugueses.

A partir do século XVII, na região de São Paulo, iniciou-se o fenômeno das bandeiras, que eram expedições pelo interior do Brasil à procura de novas riquezas e de indígenas para serem escravizados.

No final do século, os bandeirantes paulistas encontraram pedras preciosas na região de Minas Gerais, dando início ao ciclo do ouro.

Com a mineração, as atenções da coroa portuguesa voltaram-se para a região Sudeste, tendo em vista que as plantações de cana-de-açúcar no Nordeste estavam em plena decadência.

Ocorreu um grande movimento de pessoas para a região das Minas, e a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763.

No final do século XVIII a exploração do ouro entrou em decadência.

Em 1808, fugindo da invasão napoleônica, a Família Real Portuguesa instalou-se no Rio de Janeiro.

A época foi marcada por diversas mudanças econômicas na região, com a abertura dos portos para as nações amigas no mesmo ano e a elevação do Brasil à Reino Unido de Portugal e Algarve em 1816.

Com a Independência do Brasil em 1822, a região Sudeste tornou-se o centro financeiro do País.

Apoiado pela elite rural do Sudeste, D. Pedro I tornou-se o primeiro Imperador do Brasil, abdicando o trono à favor de seu filho, D. Pedro II em 1830 que, após um conturbado período regencial, assumiu o trono em 1841.

A partir da década de 1840, as plantações de café espalharam-se por toda a região, principalmente no Oeste Paulista, tornando-se a base da economia brasileira.

Usou-se, inicialmente, do trabalho escravo mas, com a abolição da escravatura em 1888, a falta de mão-de-obra foi preenchida com a vinda de uma grande massa de imigrantes europeus, principalmente italianos.

Em 1889 a Monarquia é derrubada e é proclamada a República, dando início à Política do Café-com-Leite, em que as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais revesavam-se no poder.

Na década de 1920, com a quebra da bolsa de Nova Iorque, o preço do café despencou no mercado internacional.

O presidente Getúlio Vargas iniciou um processo de industrialização em São Paulo que, posteriormente, espalhou-se pelos outros estados do Sudeste.

A

Principais acontecimentos por século

XVI: São Vicente se torna a primeira vila do país.

XVII: São Paulo não suporta a concorrência da sacarose nordestina e sucumbe.

Os paulistas passam a emigrar para o Nordeste em busca de emprego e melhores condições de vida Domingos Jorge Velho por exemplo, que em São Paulo pouco tinha acabou grande fazendeiro nos sertões da Paraíba, depois de muitos serviços prestar as elites luso-nordestinas, sendo os bandeirantes cruciais na abertura da grande pecuária pioneira do Nordeste, já que antes destes os Tapuias impediam tal expansão.

XVIII: Guerra dos emboabas. São Paulo perde as minas para os luso-nordestinos e se refugiam parcialmente no Centro-Oeste, mas a capitania paulista permanece em grande ocaso, contrastando com a prosperidade mineira e nordestina da época.

XIX: O jogo/sorte começa a virar em favor da região, pois num mesmo século a corte fez o Rio passar Salvador no comércio externo posteriormente Santos passaria o Rio como porto e as mudas de café contrabandeadas do Pará fez São Paulo e parte do Sul de MG re-emergirem.

XX: O grande ápice civilizacional da região, superando o Nordeste em população única capaz de tal feito.

Porém a nível regional, tal como em outras regiões do país, a geo-concentração interna do poderio geopolítico ainda persiste.

Estados como MG e ES são sub-representados, enquanto meros municípios tais como São Paulo e Rio estão super-representados na região e no país como um todo.

XXI: Pela primeira vez em séculos a região perde participação em várias áreas do país graças a descentralização com o crescimento do Norte, Centro-Oeste via migração sulina, re-emergência de partes do Nordeste, etc.

FONTE WIKIPÉDIA

q

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

a

a

a

a

A