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Museu Nacional de Arte Antiga
O Museu Nacional de Arte Antiga é o mais importante museu de arte dos séculos XII a XIX em Portugal. Inclui colecções de pintura, escultura, desenho e artes decorativas, maioritariamente europeias, e também orientais representativas das relações que se estabeleceram entre a Europa e o Oriente na sequência das viagens dos descobrimentos iniciadas no século XV, de que Portugal foi nação pioneira.
O museu encontra-se localizado num palácio dos finais do século XVII, mandado construir por D. Francisco de Távora, primeiro conde de Alvor, onde antes se encontrava o primeiro mosteiro de freiras carmelitas descalças em Lisboa, e onde resiste a capela do seu patrono Santo Alberto, que era conhecido por Convento das Albertas. Depois passou a ser conhecido como Palácio de Alvor-Pombal porque, em 1759, após o Processo dos Távoras, o edifício foi adquirido num leilão por Paulo de Carvalho e Mendonça, irmão de Marquês de Pombal que, por morte do primeiro, passou a ser proprietário do palácio tendo este ficado na posse da sua família por mais de um século .
História do museu e das suas colecções
As origens do museu remontam a 1834 quando, após a desamortização das corporações religiosas, se procedeu à recolha das pinturas e objectos de ourivesaria pertencentes a estas instituições extintas as esculturas e objectos de artes decorativas, incluindo as peças de mobiliário e têxteis não foram inicialmente alvo do interesse do Estado, pelo que não foram recolhidas pelas comissões entretanto estabelecidas para proceder ao inventário e recolha das obras de arte dos conventos extintos. Os bens assim escolhidos cuja posse passou para o Estado, foram entregues ao cuidado da Academia Nacional de Belas-Artes de Lisboa, instalada no Convento de São Francisco, e da sua congénere situada na cidade do Porto, ambas fundadas em 1836. Estas instituições tinham entre as suas competências a criação de Museus e Galerias de Belas-Artes com um intuito académico na medida em que deveriam servir para o estudo e aprendizagem dos alunos das instituições, prevendo-se também a sua abertura ao público em geral.
No entanto apenas em 1869 foi inaugurada a Galeria Nacional de Pintura da Academia Real de Belas-Artes, nas instalações desta mesma Academia, com 366 pinturas entre as quais se encontrava obras seleccionadas entre as pinturas recolhidas dos conventos extintos 35 anos antes, pinturas adquiridas no leilão do expólio da rainha D. Carlota Joaquina, bem como pinturas adquiridas no mercado de arte nacional com verbas do Rei D. Fernando II. Sobre este museu sabe-se relativamente pouco, nomeadamente que se encontrava exposto em 5 salas - uma das quais era denominada Sala Dom Fernando-, que não teriam as melhores condições para os propósitos a que tinham sido destinadas, muito embora existisse a preocupação de registar as temperaturas das 5 salas ao longo dos anos de 1869 a 1872, bem como dos níveis de humidade na já referida sala de Dom Fernando.
Foi preciso esperar 10 anos para que a situação se alterasse, sendo que para esta mudança foi fundamental a realização, em 1881, em Londres, no Museu South Kensington o actual Museu Vitoria & Albert, de uma exposição internacional dedicada à "arte ornamental Portuguesa e Espanhola" que foi posteriormente replicada em Lisboa em 1882, no Palácio Alvor- Pombal que em 1879 fora arrendado pelo estado com o intuito de nele instalar a galeria que se encontrava montada em precárias condições no Convento de São Francisco. O sucesso desta exposição, que teve 100000 visitantes, impulsionou a inauguração, em 1884, do Museu Nacional de Belas-Artes e Arqueologia,dependendo directamente da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa, e tendo como director o Comendador António da Fonseca, pintor que era igualmente o director da referida academia. Foi sucedido, em 1894, por António José nunes, também pintor e professor da academia.
Aquando da implantação da República, em 1910, era director do museu o pintor Carlos Reis. É justamente à intervenção do novo poder republicano que o museu é reformado. Há muito que o Palácio Alvor-Pombal deixara de ter o expaço necessário para o museu nacional de belas artes e se pedia um edifício construindo de raiz, com as condições necessárias para expor e conservar os acervos do museu. No entanto, e face à falta de verbas e às prioridades do momento, a solução encontrada pelos republicanos foi uma divisão do acervo da instituição, passando as obras de arte que ao momento tinham menos de 50 anos a constituir o acervo do Museu Nacional de Arte Comtemporânea, que era assim criado por decreto de lei de 26 de Maio de 1911. O mesmo decreto instituia o Museu Nacional de Arte Antiga que, permanecendo no Palácio Alvor- Pombal, tinha à sua guarda o restante acervo, abrangendo uma cronologia desde o século XII à primeira metade do século XIX. Para seu director foi nomeado José de Figueiredo, que iniciou uma série de reformas na exposição permanente do Museu, de acordo com modernos princípios museológicos.
Actualmente o museu é também conhecido por Museu das Janelas Verdes, por se situar na rua com este nome, designação que José de Figueiredo tentou divulgar, em detrimento da designação oficial. Em 1940,após um longo processo, foi inaugurado o novo edifício do museu, ligado ao palácio Alvor- Pombal por um passadiço. O novo edifício, construído no lugar onde anteriormente se encontrava o Convento das Albertas - desamortizado em 1892 e do qual resta, integrado no percurso expositivo do museu, a capela seiscentista revestida a talha dourada, pintura e azulejos. Este novo edifício tem sido conhecido pela designação de "anexo", muito embora seja onde desde então se situa a entrada principal do museu, bem como a maioria das salas de exposição.
O Museu integrou, em 1983, a XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura.
As colecções do Museu
O Museu contém a maior colecção de pintura portuguesa, e de outras escolas europeias, com grande destaque para as obras versando assuntos religiosos, o que se deve ao facto de a classe religiosa ser o principal consumidor de arte em Portugal até século XIX, de cujos mosteiros e conventos provieram os fundos iniciais do museu, aquando da desamortização supressão das ordens religiosas de 1834. Esta presença religiosa foi ainda aumentada aquando da lei de separação do estado e da igreja, em 1911, com nova leva de expropriações de obras de arte que se encontravam ainda na posse da igreja, quem nos Paços episcopais, quer nos próprios templos. Possui também muitas peças de escultura, ourivesaria, incluindo entre outras peças a Custódia de Belém e a Custódia da Bemposta, cerâmica e outras artes aplicadas, permitindo obter uma visão global sobre o que foram as manifestações da arte portuguesa, e de outras escolas europeias, desde a Idade Média até à primeira metade do século XIX. A colecção completa-se também com um núcleo de peças orientais e africanas de influência europeia, na sua maioria em resposta a encomendas ocidentais e destinadas a estes mercados externos. Nestas peças o tema dos descobrimentos está sempre presente, ilustrando as ligações e relações estabelecidas de Portugal ao Brasil, África, Índia, China e Japão.
O acervo é composto de cerca 2200 pinturas de origem nacional e europeia; 3200 peças de ourivesaria e joalharia portuguesa, francesa e de outros fabricos europeus, do século XII ao XIX. No que toca ao mobiliário, composto por 1700 peças, é possível encontrar peças portuguesas, europeias e orientais. A colecção de cerâmica inclui 7500 peças em faiança e porcelana de fabricos portugues, europeu e oriental. Também são numerosos os têxteis, com 4500 peças que pelas suas características materiais são expostos em rotatividade.
Arte Europeia
As pinturas de artistas europeus excluindo a pintura portuguesa exposta separadamente no 3º andar, dos séculos XIV ao XIX, estão dispostas cronologicamente no primeiro andar do palácio Alvor. Às peças provenientes dos conventos, mosteiros e Paços episcopais, juntam-se várias outras vindas das colecções reais em particular do Palácio da Ajuda e do Palácio das Necessidades, outras provenientes de aquisições bem como uma quantidade importante de peças legadas ou doadas por coleccionadores particulares. As primeiras salas, dedicadas aos séculos XIV e XV, marcam a transição entre o gosto gótico medieval e a estética do Renascimento. Os pintores mais bem representados são os alemães e flamengos do século XVI. As obras mais notáveis são o São Jerónimo de Albrecht Dürer, Salomé de Lucas Cranach, o Velho, a Virgem e o Menino, de Hans Memling, e As Tentações de Santo Antão pelo grande mestre flamengo Hieronymus Bosch. Entre o pequeno número de obras Itália esta Santo Agostinho, do pintor Piero della Francesca do Renascimento, um gracioso Milagre de Santo Eusébio, painel da predela do Retábulo Mond, de Rafael, bem como pinturas de Jacopo da Pomtormo, Jacopo Ligozzi, Bartolomé Carducho, Alessandro Allori, Jacopo Bassano, Antiveduto Gramática, Luca Giordano, Valerio Castelo, Francesco Solimena, Alessandro Magnasco, Donato Creti e 3 telas de Gianbattista Tiepolo. Nas galerias de arte europeia estiveram representados alguns pintores portugueses, como Josefa de Óbidos e Gregório Lopes, entre 1994 e 2009.
Pintura e Escultura Portuguesas
Muitas das obras de arte mais antigas são de pintores portugueses influenciados pela minúcia realistas dos pintores flamengos do século XVI. Existiram sempre fortes laços comerciais entre Portugal] e a Flandres, e XVI foram vários os pintores de origem flamenga, como Frei Carlos, e Francisco Henriques que se instalaram em Portugal um outro possível mestre flamengo foi o chamado mestre da Lourinhã, no entanto é uma mera suposição que carece ainda de confirmação documental. Contudo o lugar de honra cabe ao políptico de São Vicente de Fora, a mais importante pintura portuguesa do século XV, que se tornou no símbolo de orgulho nacional na época áurea da dinastia de Avis e do início dos descobrimentos. Considerado em geral como sendo de Nuno Gonçalves e pintado cerca de 1467 - 1470, a obra representa a Adoração de São Vicente, padroeiro de Portugal, rodeado por dignitários, cavaleiros, monges, pescadores e mendigos. A representação precisa de figuras contemporâneas torna-o num valioso documento histórico e social.
As obras posteriores incluem um retrato do jovem D. Sebastião, de Cristóvão de Morais, e pinturas do artista neoclássico Domingos António de Sequeira.
A colecção de esculturas inclui muitas imagens de Cristo, da Virgem e de Santos, em pedra e madeira, policromas e também imagens dos séculos XVII e XVIII
Cerâmica Portuguesa e Chinesa
A extensa colecção de cerâmica, permite acompanhar a evolução da porcelana chinesa e da faiança portuguesa, bem como ver a influência dos desenhos orientais nas peças portuguesas e vice-versa. A partir do século XVI, a cerâmica portuguesa revela marcada influência Ming, enquanto as peças chinesas ostentam motivos portugueses, como os brasões de armas. No século XVIII, os oleiros desenvolveram estilo europeu cada vez mais personalizado, com desenhos rústicos e populares. A colecção inclui peças da Itália, Países Baixos e Espanha.
Arte Oriental e Africana
A colecção de marfins e móveis com motivos europeus ilustra as influências recíprocas entre Portugal e as suas colónias. No século XVI, a predilecção pelo exótico deu lugar a uma grande procura de artigos como as trompas de marfim esculpido da África. Os fascinantes biombos Nanban mostram os portugueses a negociar no Japão. Os japoneses chamavam-lhes Nanban-jin, ou bárbaros do Sul.
Ouro, Prata e Joalharia
Entre a bela colecção de tesouros eclesiásticos encontra-se a cruz de ouro do rei D. Sancho I e a custódia de Santa Maria de Belém. Também em exibição está o relicário da Madre de Deus, do século XVI, que alegadamente contém um espinho da coroa de Cristo. Destaca-se na colecção de peças estrangeiras um sumptuoso serviço de mesa do século XVIII, de prata encomendado por D. José I. Após a destruição, aquando do terramoto que assolou Lisboa em 1 de Novembro de 1755, das pratas da casa real que anteriormente haviam sido produzidas pela oficina parisiense de Thomas Germain, D. José I, procedeu à encomenda, à mesma oficina, na altura dirigida por François-Thomas Germain, filho e sucessor de Thomas Germain, de uma baixela em prata,num total superior a 1200 peças, das quais uma selecção representativa se encontra no Museu Nacional de Arte Antiga. Incluem-se 6 das 8 terrinas 4 ovais e 4 redondas, estas últimas também designadas olhas, molheiras, saleiros com representações de Índios, e os pratos cobertos peças raras e de grande originalidade entre muitas outras peças, todas intrincadamente decoradas. A rica colecção de jóias proveio dos conventos a que foram oferecidas quando os membros da nobreza e a burguesia rica entravam nas ordens religiosas.
Artes Aplicadas
Entre os muitos objectos expostos estão tapetes, móveis, têxteis, paramentos litúrgicos e mitras de bispos. Da colecção de móveis fazem parte muitos exemplares, bem como objectos barrocos e neoclássicos dos reinados de D. João V, D. José I e D. Maria I.
A parte dos têxteis mostra cobertas de cama do século XVII, tapeçarias, muitas delas flamengas, como o Baptismo de Cristo do século XVI, tapetes bordados e de Arraiolos
A Colecção Dr. Gustav Rau
A 18 de Maio de 2006 foi inaugurada a exposição da Colecção Dr. Gustav Rau: De Fra Angelico a Bonnard. A colecção reúne telas de Fra Angelico, Guido Reni, Renoir, Degas, Jean-Honoré Fragonard, Hubert Robert, Alexej von Jawlensky, Camille Corot, Edouard Manet, Paul Cézanne, El Greco, Bernardino Luini, Paul Signac, Odilon Redon, Raoul Dufi, Canaletto, Frans Porbus, Max Liebermann, Camille Pissarro, Toulouse-Lautrec, Gerard Dou, Jan van Goyen, Claude Monet, François Boucher, Joshua Reynolds, Pierre Bonnard e até mesmo Thomas Gainsborough.
FONTE WIKIPÉDIA